Peddro
No campo da Educação Física relacionada com a terceira idade, a busca pela qualidade de vida é sempre o principal foco nas pesquisas de campo. As atividades de vida diárias e atividades instrumentais da vida diária ,serão avaliadas por nós,no trabalho que se segue ,já que como educadores físicos, visamos melhorar a qualidade de vida dos idosos ,levando autonomia aos mesmos. Para essa pesquisa foram entrevistados 11 idosos, com idade entre 63 a 90 anos,que residem em um asilo,no Núcleo Bandeirante,região administrativa de Brasília.Na entrevista foi utilizado os questionários Q-PAF, AVD`S(atividades da vida diária) , AIVD`S(atividades da intermediária da vida diária) e um termo de consentimento livre e esclarecido, onde foi esclarecida a pesquisa.
TERCEIRA IDADE
O termo “terceira idade” foi criado pelo gerontologista francês Huet, e surge “para expressar novos padrões de comportamento de uma geração que se aposenta e envelhece ativamente”.
Atualmente, o número de idosos em todo o mundo tem crescido de forma constante e progressiva. As últimas pesquisas demonstram que, pela primeira vez na história da humanidade, haverá nos países desenvolvidos mais avós e bisavós do que netos e bisnetos. Essa transformação já começou a ocorrer a partir de 2000, e alcançará o mundo inteiro algum dia. No Brasil, esta mudança demográfica se dará por volta de 2050. O novo perfil demográfico do planeta é resultado de dois fenômenos combinados: o aumento da expectativa de vida e a redução da taxa de natalidade. No início do século XX um americano vivia em média 47 anos,atualmente vive 77. No Brasil, a expectativa de vida é de 69 anos.
Segundo os estudos, em todo o mundo, com exceção dos países muito miseráveis, as pessoas estão vivendo mais e melhor; e tendo menos filhos.
Características Físicas/Motoras
Não está muito claro para os estudiosos como realmente o corpo humano envelhece. Porém, o processo