trabalho
Gisely Gabriely Oliveira Bezerra
Jessica Nunes De Almeida Letícia Brandhuber Monique Joana D’arc Alves Garcia
Resumo
Palavras Chave
Abstract
Key Word
1 - Introdução
O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade. (Referencia)
A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado. (Referencia)
Pesquisas recentes (Referencia) apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção etc.
No Brasil existem muitos programas e projetos de prevenção às drogas , como por exemplo o “prevenção também se ensina “ , o projeto “Prevenção , Educação e Drogas “(PEDDRO), o projeto “prevenir é sempre melhor” o programa Educação para Resistencia ao abuso de Drogas (ERAD). (Referencia)
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a