pedagogo
Mirian Abreu de Souza Amaral
Iniciação científica: Reflexões pedagógicas à luz do método científico
Mirian Abreu de Souza Amaral -Diretora da EMEI “Antonio Guedes de Azevedo” Bauru – SP. Formada em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru - SP
JUSTIFICATIVA
O objeto de pesquisa aqui selecionado encontra relevância ao oferecer respaldo teórico-científico aos que estão dispostos a discutir a questão da inclusão digital de crianças desde a mais tenra idade. Assim parte-se de uma perspectiva voltada para o desenvolvimento de um processo contínuo e prazeroso, no que se refere à construção das habilidades de leitura e escrita dos pequenos, minimizando o problema do fracasso escolar.
A nossa escola atual propõe o letramento e alfabetização da criança através do contato com uma gama variada de portadores de texto, com destaque especial aos livros de Literatura Infantil, hoje disponibilizados amplamente pela Internet. A criança, ao ficar inserida nesse contexto, amplia seu mundo letrado rico em significados, desenvolvendo-se como cidadão participativo, mais autônomo e mais consciente dos seus direitos e deveres realizando melhor leitura do mundo que a cerca.
Ao entrar em contato com o universo dos contos de fadas, que segundo BETTELHEIN (2002, p.12) oferece níveis distintos de significado, a criança enriquece sua existência pela diversidade das contribuições possibilitadas por esses contos à sua vida. Ela vai construindo o seu conhecimento da linguagem escrita de maneira prazerosa e interessante, além de atingir os objetivos pedagógicos da Educação Infantil.
De acordo com VALENTE, com o computador e a tecnologia digital o aluno interage com os objetos de conhecimento de maneira mais rica. Cabe ao professor, como mediador desse processo, apropriar-se definitivamente destas ferramentas e mecanismos, que são as NTIC (Novas Tecnologias de