Pedagogia
Ele é o alicerce de uma estrutura a ser construída, que vai depender da colaboração de muitos.
O papel do professor na educação através de um projeto é delicada, pois vai trabalhar com diferenças em vários âmbitos. O professor deve exercer o papel de facilitador e mediador dos acontecimentos dentro e fora de uma sala de aula.
Criar um bom ambiente de aprendizado, saber identificar, sondar um aluno destacando seus potenciais e reduzindo suas dificuldades no dia a dia.
Para que essa educação faça parte das vidas de nossas crianças, é preciso a colaboração e participação de todos a sua volta, uma grande aceitação para um grande sucesso.
O aluno através de um projeto pode aprender de diversas e diferentes formas, o professor incentivando sempre a curiosidade, trabalhado perguntas, interesses, realizar realmente imediações na aprendizagem através dos projetos.
O professor deve se atentar as atitudes de cada aluno para gerenciar as aprendizagens.
Um projeto é algo a ser trabalhado em detalhes e não uma apresentação aos alunos. O aluno pode sim ser autor de seu próprio projeto, mas ter o professor como seu orientador continuo.
O projeto traz uma preocupação com seu tempo de elaboração.
É possível através dos projetos a aprendizagem, considerando o tempo de cada criança e visão de cada uma, o que pode ser uma simples brincadeira e ser fácil de entender para o outro o tempo de entendimento é maior, ou até outro entendimento. Os projetos dão a oportunidade de trabalhar a criança dentro de fora da sala de aula.
Considerar o construtivismo em todos os sentidos da vida de um aluno.
Tudo começou com as mudanças na sociedade, foi visualizada a necessidade de creches, com isso foi visto que não era só cuidar destas crianças, e sim educar, e criaram-se as rotinas, que são primordiais aprendizados, e o diferencial hoje é a participação de todos.
Escola não é apenas educar e sim