Pedagogia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
O ALUNO COMO SUJEITO CONSTRUTOR DO CONHECIMENTO
Morrinhos
2011
O ALUNO COMO SUJEITO CONSTRUTOR DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Teoria Geral do Conhecimento, Processo Educativo no Contexto Histórico e Psicologia da Educação. Prof. Okçana Battini Prof. Marcia Bastos de Almeida Prof. Bernadete Strang Prof. Carlos Eduardo Gonçalves
Morrinhos
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de reconhecer o aluno como sujeito construtor e construído pela sociedade utilizando-se para isso dos postulados de Paulo Freire.
O ALUNO COMO SUJEITO CONSTRUTOR DO CONHECIMENTO
A construção do conhecimento pelo sujeito tem por base as dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais do espaço onde ele vive. A construção do conhecimento deve se basear num diálogo multipolar permanente entre todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem, quer eles estejam dentro ou fora do espaço físico escolar. A construção do conhecimento acontece a todo o momento no seio de mundo e envolve variáveis que vão além cognitivo, envolvendo o sensitivo, o motor, o estético, o intuitivo e o emocional, etc. O sujeito, a comunidade e o "mundo" têm um papel fundamental na construção do conhecimento individual e coletivo (FREIRE, 2002). O processo de construção do conhecimento, parte sempre de temas relacionados ao contexto do educando e da compreensão inicial que este tem do problema, para, através de um processo dialógico, da relação entre educandos e educadores, ir ampliando a compreensão dos alunos, construindo e reconstruindo novos conhecimentos.