Pedagogia
Esta pesquisa tem por objetivo realizar um pequeno estudo no campo de atuação dos educadores (Instituições de Ensino Público), sobre o uso das tecnologias no ambiente escolar. Entre as tecnologias a que mais se faz observar é o uso da informática e suas inúmeras aplicações que, vão desde as mais básicas usadas no nosso dia-a-dia, como o celular por exemplo. E como se tem visto há certa pressão em todas as áreas, e não poderia ser diferente na educação. Todo educador que não tomar consciência dessa necessidade ou até mesmo não ter noção desta ferramenta poderá ficar fora do mercado de trabalho ou estará se fechando para a mudança que se faz urgente.
AS TECNOLOGIAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
A consciência do mundo e a consciência de si como ser inacabado necessariamente inscrevem o ser consciente de sua inclusão num permanente movimento de busca [...] (FREIRE, apud RAMPAZZO e SUZUKI – pág40).
Essas palavras nos reafirmam que estamos em constante construção do conhecimento, que constantemente sofremos modificações. Essas mudanças acontecem de forma globalizada, ainda que em certas regiões elas aconteçam de forma mais lenta. Desde 1993 documentos oficiais apontam o impacto das tecnologias na sociedade, suas aplicações no mercado de trabalho e na educação. Estamos vivendo a era da comunicação e da informação e isto tornam mais acessíveis o conhecimento. Hoje nossos alunos têm acesso à mídia, passam longo tempo em frente à TV, ouvem rádio e cd, jogam games, usam celulares, fazem consulta de preços em mercados, acessam a internet e, esses alunos fazem tudo isto de maneira informal, sem ter realmente a consciência de que tudo isto são tecnologias.
Estamos diminuindo a evasão escolar, mas não temos aulas interessantes que prendam a atenção dos mesmos, e não é por falta de equipamentos, pois muitas escolas possuem computadores, notebooks, data-show, TVs, DVDs, impressoras, impressoras em brayle, escaners, máquinas fotográficas digitais, etc. As