Pedagogia
“A Pesquisa em História”
Maria do Pilar de Araujo Vieira
Maria do Rosário da Cunha Peixoto e
Yara Maria Aun Khoury.
5 Edição,São Paulo,Ática,2007
CONDIÇÕES OBJETIVAS- Relativas ao mundo material.Pensar em que condições especificas o ser humano a partir de configurações de interesse exerce sua influencia.Implica em pensar o real como constituído por níveis,ou elementos isolados.
Ex: Em quais circunstancias determina atitude econômica influenciou ou modificou a vida de João da Silva;
Isso exclui a intenção da ação em estudo bem como a própria intenção do historiador.Ela não leva em consideração os valores aos quais o pesquisador tem como afinidade,escreve através de pontos de vista que norteiam o mesmo,de maneira não intenção.
“Associada a essa perspectiva,a objetividade do conhecimento histórico é garantida pelo método.Nesse caso,a intencionalidade do pesquisador entra na definição do tema,na seleção dos documentos,mas principalmente na escolha do método,responsável pela cientificidade do seu trabalho”(p.16)
Por outro lado:
“ A objetividade esta em recuperar o movimento,a contradição do acontecer histórico entendido como processo vivido por homens reais numa relação e dominação e subordinação em todas as dimensões do social.O critério de objetividade do pesquisador,nesse caso,esta no dialogo para medida em que consegue que ambas as partes se determinam mutuamente.
A escolha do tema não vai fazer largar mão da sua pesquisa colocando as fontes somente para ter na sua pesquisa não existe a possibilidade de problematizar.
CONDIÇOES SUBJETIVAS:
A recuperação que faz do passado não tem condições de ser totalmente objetiva porque a subjetividade do pesquisador esta presente.Nesse sentido,o conhecimento do passado é uma representação mas não arbitraria,porque construída a partir de evidencia.
Conclusão: O que propomos,não é um estudo paralelo do social,do cultural,do econômico ,do político,mas sim um estudo que leve em conta todas