Pedagogia
Desde cedo à fala tem um valor expressivo na vida da criança, é por meio das brincadeiras e interações com outras crianças e até mesmo com adultos, isso nos revela o papel comunicativo e expressivo que a fala desempenha. Esse processo de comunicação é de idas e vindas, a criança passa a fazer associações o que significa que muitos antes de se expressarem de forma oral elas compreendem o outro por meio da linguagem.
A construção da linguagem oral não acontece de forma linear, é interessante pensarmos que o indivíduo tem um compasso próprio, no entanto tudo isso acontece no tempo da criança, levando em consideração que a condição de falar com uma certa fluência de produzir frases completas depende muito do contexto que a mesma esta inserido. Por outro lado as crianças vivem em constante contato com a linguagem escrita, diante dos símbolos que lhes cercam elas passam a ter a curiosidade aguçada percebendo assim os aspectos funcionais da comunicação escrita, a partir dos dois ou três anos a criança passa a fazer uma série perguntas, o que nos indica uma certa reflexão sobre o significado da escrita.
A leitura dos textos nos permitiram entender um pouco mais sobre o processo de aquisição da linguagem, compreendemos que o meio no qual o indivíduo está inserido influencia diretamente no processo em questão. Os estímulo são fatores fundamentais durante o desenvolvimento,