Pedagogia
* A escola é um espaço democrático onde é possível trabalhar as relações de gêneros a fim de quebrar certos mitos que envolvem estas questões. * A categoria gênero ao revelar que muitas diferenças entre homens e mulheres são socialmente construídas pode ser utilizada para desvendar relações de poder desiguais dentro da escola. (AUAD, Daniela 2006)
ESTERÓTIPOS MENINOS E MENINAS * A escola, através das práticas escolares, pode se constituir como um espaço privilegiado para o "aprendizado da separação" que discrimina meninos e meninas de forma a justificar desigualdades ou pode, ao contrário, promover transformações no sentido da igualdade a partir do respeito às diferenças. (AUAD,Daniela 2006)
* É preciso criar oportunidades para que os alunos reflitam e critiquem aquilo que escutam sobre o que é próprio de homem ou de mulher e aprendam a conviver de maneira saudável e equilibrada com as diferenças que existem.
* A escola por meio de símbolos e códigos, delimita espaços, institui modos de ação e produz identidades de gênero ao informar o lugar dos meninos e das meninas.( LOURO, Guacira Lopes 2003).
* O texto de Daniela Auad nos instiga ao questionamento e à reconstrução de ideias sobre a constituição de femininos e masculinos, sendo que devem ser vistos como elementos não necessariamente opostos ou essenciais, uma vez que a oposição não é inerente, mas sim, construída, e pode ser