PEDAGOGIA
1 INTRODUÇÃO 3
2 Criatividade em sala de aula e projeto “ÁGUA” 4
3 Conclusão........................................................................................................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Criatividade é uma palavra amplamente utilizada e com muitos significados. Seu conceito é complexo e pouco explorado. Apesar disso, é inquestionável sua importância no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, no qual a criatividade deve ser desenvolvida. A contemporaneidade requer professores criativos que formem alunos criativos.
O livro "Criatividade e Processos de Criação" foi escrito por Fayga Ostrower em 1977, que encara a criatividade como um potencial próprio de todos os humanos. Nos processos criativos em geral importam - percepção, formas, intuição e imaginação, assim como o crescimento e a maturidade das pessoas. Em nossa época, as artes são vistas como área privilegiada do fazer humano, onde ao indivíduo parece facultada uma liberdade de ação em amplitude emocional e intelectual inexistente nos outros campos de atividade humana. Não nos parece correta essa visão de criatividade. O criar só pode ser visto num sentido global, como um agir integrado em um viver humano. De fato, criar e viver se interligam.
Já o livro "O Professor e a Formação Docente: A Criatividade e as Crenças Educativas Onde Estão?" escrito por NUÑEZ & SANTOS em 2012 tem o objetivo de refletir sobre a criatividade e as crenças como elementos da formação docente e da atuação profissional do professor. Compreende-se a criatividade como potencialidade humana. Conceitualmente, a criatividade é definida, sobretudo, como resultado de um longo percurso histórico-cultural desde a Grécia Antiga à contemporaneidade, e assim, existe um consenso extraído dos debates científicos pelos principais pesquisadores