pedagogia
A formação do pedagogo antes era bem delimitada no seu campo, hoje já esta bastante,expandido,atua em vários setores ;seja ele escolar e não escolar. Neste sentido a pesquisa mostra a importância do pedagogo no espaço produtivo industrial como objeto de estudo.
A atuação do pedagogo nas fabricas e industrias tem em seu quadro funcional e foi intencional para implementar processo de escolarização dos trabalhadores ,educação e treinamento,postas pela reestruturação produtiva reestruturação esta que mudou a natureza do trabalho e seu conteúdo,bem como as relações entre capital e trabalho.
Para se fazer a relação entre educação e trabalho e reestruturação produtiva a atuação do pedagogo em processos formativos dentro das empresas se faz necessário apoiar-se em estudos de pesquisadores como kuenzer(1985,2002)Saviani(1994),campos(1997),que tomando o trabalho como principio educativo (sentido dado por cramsci,1978) envestigam a relação educação e trabalho visando compreender os processos pedagógicos presentes nas relações de trabalho.
O resgate histórico do ingresso do pedagogo no setor industrial esta presente neste setor e que geravam e ainda geram novas demandas por educação ,exige formas de conhecer dos processos de educação escolar e continuada dos trabalhadores nessa empresas.a atuação deste explica que no setor produtivo extra escolar ,como profissional lque esta tecnicamente qualificado a planejar , a implementar e avaliar processos de esnsinoe aprendizagem:para desenvolver e executar treinamentos aos profissionais das empresas, organizar e coordenar cursos de qualificação ,e técnica.mostra também que a escolarização passa a ser valorizada e considerada condição essencial para sua efetivação.
O pedagogo presente na indústria ,mostra a importância também,que esta havendo uma aproximação entre tecnologia de produção e novas formas de gestão,o trabalhador precisa ser capaz ter capacidade de ter seus conhecimentos