pedagogia
Seminário: A Participação do Orientador
Educacional em Relação ao Aproveitamento
Escolar do Aluno
Professora: Senise Camargo Lima Yazzle
Alunas: Andressa Cristina S. Teixeira
Keli dos Santos Guadagnino
Renata Cláudia de Oliveira
Roza Maria da Silva dos Reis
Thayane Ap. Saes Nicastro
5º Semestre Pedagogia
UNIP
2014
A Participação do Orientador Educacional em Relação ao Aproveitamento
Escolar do Aluno.
Ao longo dos anos a escola vem obtendo as mais diversas funções, mas uma das principais é transmitir conhecimentos. A intenção é que a escola ensine e o aluno aprenda. Mas isso não é o suficiente, não basta o aluno frequentar a escola para, automaticamente, adquirir conhecimento. É necessário outras condições que se refere o aluno, seu ambiente familiar ou instituição escolar.
São vários os fatores que influenciam na aprendizagem do aluno; são eles: culturais, ambiente escolar, família, fatores socioeconômico, os professores têm que estar bem preparados e motivados, ter métodos de ensino e material didático
(adequados); contudo o aluno também deve ser assíduo as aulas, se adaptar à escola, ter disciplina, bons hábitos de estudo, condições físicas e psicológicas favoráveis, ter uma boa relação com os professores, funcionários e com os colegas.
Portanto todos esses fatores atuam como facilitadores na aprendizagem e também cabe a toda comunidade cuidar para que isso aconteça da melhor forma possível. Estão envolvidos mais diretamente, os Professores, a Coordenação Pedagógica e o Orientador Educacional.
Mas infelizmente as vezes a contribuição dos professores, fica sujeita aos limites impostos pela sua atuação restrita às salas de aula e a dos funcionários, às funções que lhes são inerentes, por força do respectivo cargo. E nessas condições na ausência do
Coordenador Pedagógico algumas de suas funções acaba sendo realizadas pelo
Orientador Educacional.
O Orientador Educacional faz reuniões com os pais,