Poluição do rio espinharas
Patos por ter um grande porte, não possui um ótimo trabalho de saneamento básico, e em relação aos domicílios particulares cujo número total é de 28.869 apresenta apenas 84,3% de saneamento adequado e tendo 3,1% inadequado. Ainda são valores altos se levarmos em consideração outras cidades de pequeno porte que oferece para sua população um sistema de saneamento básico melhor do que a cidade de Patos.
Outro fator que contribui para a poluição é para onde os lixos são destinados, cerca de 27.159 são coletados diretamente pelo serviço de limpeza da cidade e 1.595 estão destinados a outros lugares e não são coletados pelo serviço do município. Esses valores se tornam bastantes agressivos ao meio ambiente com o passar do tempo, são números pequenos em comparação aos que são coletados, mas desses 1.595 boa parte é despejada nos leitos dos rios e assim poluindo cotidianamente essas águas, que em período de cheia abastecem comunidades simples que utilizam esse rio para trabalhos domésticos e até mesmo para a economia da cidade com a pesca.
Essa contaminação vem também de indústrias que lançam seus depósitos de lixo, líquidos poluentes e outros nas águas desses rios que já foi grande contribuinte na economia da cidade e também no abastecimento de água para população. E por falta de consciência ele está em péssimas condições para consumo e para a sobrevivência de peixes e outros animais aquáticos.