pedagogia
A partir de 1990 em um âmbito internacional na V Conferencia de Educação de Adultos, foi enfatizada a importância do ensino para Jovens e Adultos; tendo como ênfase o direito e respeito dessas pessoas que não concluíram o ensino regular.
No período da ditadura militar no Brasil, os jovens foram esquecidos, pois foi essa massa de pessoas que não concordavam com regime imposto. Com a V Convenção de 1990, as mudanças começaram a enfatizar um estudo sobre estes jovens e suas necessidades dentro do currículo escolar.
Partindo desse entendimento de uma necessidade e valorização dessa massa de pessoas, buscou-se uma forma de inserir jovens e adultos onde enfatizamos uma educação multicultural que desenvolva o conhecimento e a integração entre diversidades culturais. Buscando uma compreensão mútua, contra a exclusão por motivos de raça, cor, cultura e outras formas de discriminação.
Nessa perspectiva de valorizar a educação de jovens e adultos, o profissional da educação também teve de adequar a essa nova realidade que esta sendo proposta, isto é, o educador deve conhecer o aluno a partir do aluno, sendo a percepção um dos elementos que fará a diferença na aprendizagem.
Com essa ênfase e a nova perspectiva de