ciencia politica
É impossível negar a importância da sexualidade na vida das sociedades. Nada é alheio a ela, é uma função vital que repercute amplamente, pois influencia negativamente ou positivamente, nas relações humanas e na realização harmoniosa do homem, vivendo em sociedade. Ao longo da história, as sociedades se mostraram mais repressivas ou liberais no tocante a sexualidade na maioria das vezes a sociedade se expande em decorrência da reprodução sexual dentro do grupo
c) Religiosidade Desde sempre o homem se mostrou de forma dualista, ou seja, de um lado ligado a sua questão material e de outro sua perspectiva espiritual. E a busca incessante de questões que tendem a demonstrar a questão espiritual para a sociedade. (05-04-2011 – Professora) A religiosidade do homem é uma constante histórica, a necessidade de uma sociedade religiosa é um postulado da natureza social do homem, é o dualismo da cidade terrena e da cidade espiritual.
d) Cultura de longo alcance O que podemos entender como cultura? Costumes, conhecimento, artes, tradição, as leis, doutrinas. Todos os elementos que são trazidos por doutrinadores e são utilizados como muitos elementos da cultura. Via de regra cada sociedade tem sua cultura. Dizemos que a cultura é de longo alcance, quando uma sociedade consegue se relacionar com outra sociedade sem perder suas características básicas, suas raízes. (05-04-2011 – Professora) Para Edward Tylor cultura é “todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costumes, e outras capacidades e habilidades adquiridas pelo homem como membro da sociedade.” Toda sociedade possui a sua cultura, e uma sociedade tem uma cultura de longo alcance no sentido de que o grupo é culturalmente auto-suficiente, por exemplo, uma sociedade, naturalmente, comerciar com outras, mas os padrões culturais permanecerão.
3.5) Classificação das Sociedades
a) Sociedades Naturais – (aquilo que é natural, que é próprio, que é inerente do ser humano)