pedagogia
1.Qual era a forma de identidade social do homem medieval?
R. Sua forma essencial é o ser religioso. Esse modelo de humano era influenciado pela mais alta expressão de ciência religiosa: a teologia. Esse tipo de homem era quase inexistente, estes seriam os judeus, os infiéis e os pagãos na idade Média.
2.O que você aprendeu neste capitulo sobre a mentalidade do homem renascentista?
R: Eu entendi que eles procuravam viver intensamente a vida terrena, com um grande desejo de fama e de glória, interessando-se cada vez mais por si próprios, sendo bem individualistas. . Procuravam o modelo de “Homem Ideal”, que passava por uma educação completa de boa formação cívica, intelectual e física.
3.Como a tutela da igreja impedia o florescimento do pensamento e da crítica social?
R: Exercendo um papel fundamental para o interesse dos Senhores Feudal. Criando uma norma de conduta que foi batizada como a "Ética Paternalista Cristã".
4.Você acha que, hoje, a Igreja Católica impede ou incentiva o desenvolvimento do pensamento e da crítica social? Faça uma pesquisa a respeito utilizando noticias sobre as campanhas empreendidas pela igreja e que estão presentes nos meios de comunicação de massa.
R: Em minha opinião ela impede, porque tem suas próprias crenças e regras a serem seguidos e não da liberdade de pensamentos para que as pessoas possam expressar suas opiniões, já que ela (a igreja) tem um grande poder aquisitivo em seu poder, é ela mesma quem dita as regras a serem seguidas, e aqueles que querem devem se adequar a ela, sem expressar suas opiniões.
5.O que você entendeu por utopia? Escreva com suas palavras a partir do que foi expresso no texto.
R: Eu entendi que se trata de um estado de perfeição sempre imaginário. Na medida, entretanto, em que a utopia enfoca um estado de perfeição, ela realiza, por oposição, um exercício de análise, crítica e denúncia da sociedade vigente.
6.Faça uma pesquisa e discuta os significados que as pessoas