Ampliação da jornada escolar
Um estudo sobre as limitantes da ampliação da jornada escolar
Resumo:
O projeto de Educação Integral não é algo novo a ser debatido e proposto como Política Educacional no Brasil, Anísio Teixeira, um dos pioneiros e integrantes do Manisfesto da Escola Nova, propôs a criação de escolas integrais antes mesmo dos anos de 1950. A concepção do termo educação integral remete a uma formação integral do indivíduo, a partir do desenvolvimento de múltiplas habilidades e da criação de uma rede de saberes. A legislação atual prevê uma promoção e adesão contínua da ampliação da jornada escolar, e muitas estratégias estão sendo implantadas para o alcance deste objetivo, destacando-se o Programa Mais Educação, porém, alguns fatores são limitantes à ampliação desta jornada, destacando-se problemas estruturais das unidades escolares, pouca ou nenhuma participação da comunidade externa com o projeto, pouca formação do corpo pedagógico, dentre outras.
Palavras-chave: Educação; Integral; Saberes; Jornada.
Referências Bibliográficas
ALVES, Fátima; BONAMINO, Alicia; FRANCO, Creso. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e Coleman. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 45 set./dez. 2010
ARCO-VERDE, Yvelise Freitas de Souza. A arquitetura do tempo na cultura escolar: um estudo sobre os Centros de Educação Integral de Curitiba. 2003. 406 f. Tese (Doutorado em Educação)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2003.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Constituição Federal, 1988.
BRASIL, Ministério da Educação. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e dos educadores (1959). Coleção Educadores. Recife: Massangana, 2010, p. 33. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf. Acesso em: 21 abr. 2014, 14:00:00.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Mais Educação: passo a passo. - Brasília,