pedagogia
Desde tempos antigos a Educação já não era um bem disponível para todas as classes da população. O ideal de Educação para todos só foi estabelecido após a Idade Média durante o Iluminismo, onde alguns pensadores afirmavam que todos deveriam ter acesso à educação, mas que ela não precisaria ser igual para todas as classes. Mudanças ocorreram na sociedade e interferiram nos métodos de ensino. Os professores se tornam responsáveis em, além de inserirem os alunos na sociedade, transformá-los em agentes ativos para o beneficio da mesma. Embora a Educação tenha se tornado um direito para todos os cidadãos, as desigualdades sociais afetam essa área causando divergências entre as classes diferentes. As condições de cada cidadão determinam seu sucesso no mercado de trabalho ou seu fracasso no mundo globalizado.
Palavras-chave: Educação; Desigualdade Social; Sociedade.
INTRODUÇÃO
A Educação é algo fundamental na vida de uma pessoa. É através dela que o indivíduo se torna um cidadão ético reconhecido na sociedade. Além disso, a Educação é uma ferramenta que pode ser usada para a satisfação pessoal e a realização profissional. A Educação tem um valor muito grande e quem a busca agrega essa riqueza para si e ninguém mais pode tirar. Como a própria Bíblia diz, “Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que busca o conhecimento, pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro” (Provérbios, 3:13-14).
Neste post, vamos fazer um breve passeio pela História da Educação e, ao longo de seu desenvolvimento, vamos ver como é a Educação hoje em dia na sociedade, as mudanças que ocorreram com o passar do tempo, quais suas influências, sua importância, alguns princípios e os problemas sociais que estão acontecendo pela falta de conhecimento.
ANALISANDO A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO
Antes de falarmos da Educação Moderna, vamos analisar rapidamente como era a educação nas civilizações