pedagogia
3
Introdução
A brinquedoteca foi criada no Brasil, visando atingir seres que são marginalizados pela sociedade, os Portadores de Necessidades Especiais, na intenção de criar estímulos e de desenvolver nelas a capacidade de tornar-se mais independentes e felizes. No entanto a mesma oferece de forma globalizada atender uma clientela extensa devido o favorecimento que causa de uma forma geral.
Através dos seguintes relatos, vamos observar a importância de se criar um ambiente educativo como uma brinquedoteca, que é capaz de transformar as atitudes dos seres humanos, tornando-os assim, mais capacitados para respeitar o outro.
Devido a atitude da professora e pedagoga Nylce Cunha, pioneira no projeto e criadora do termo brasileiro brinquedoteca, hoje conferencista internacional, houve a necessidade de criar-se uma Associação capaz de abraçar as demais brinquedotecas que foram surgindo pelo país, a Associação Brasileira de Brinquedotecas – (ABBri) localizada na região sudeste no estado de São Paulo.
4
Desenvolvimento
A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças da Educação Infantil. Dentro delas, as crianças podem explorar um mundo mágico e contribuir para seu desenvolvimento emocional, intelectual e motor.
A Brinquedoteca Escolar, que se encontra dentro da instituição de ensino na maior parte das escolas brasileiras, busca assegurar o desenvolvimento integral da criança, com cantos. Ex: canto do faz de conta, do construtor, da leitura é importante reconhecermos que não é apenas um lugar cheio de brinquedos e jogos, mais do que isso, é um setor pedagógico na qual se preocupa em privilegiar o brincar como principal método na construção de identidade e autonomia das crianças pequenas. Pois enquanto a criança brinca, naquele prazeroso momento ela estará