teoria da renda da terra
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
VINICIUS
ANÁLISE DA TEORIA A LEI DA RENDA E DA TERRA DE DAVID RICARDO
Belém
2011
Na elaboração do Essays, Ricardo persegue dois objetivos distintos. Um deles, de natureza científica, é o da formulação de uma teoria consistente sobre a relação existente entre o preço do trigo e a taxa de lucro. O outro, de natureza política, é j de justificar, como medida de política econômica, a importação do trigo para a Inglaterra. Ricardo traz, assim, uma nova abordagem da teoria da renda da terra, na medida em que a apresenta juntamente com uma teoria sobre os lucros, bem como a tendência à queda da taxa de lucro no decorrer do processo de desenvolvimento do capitalismo. É importante ressaltar que, no exame da renda da terra levado a efeito por Ricardo, a preocupação maior é com o comportamento da taxa de lucro, sobretudo com as suas relações com o salário.
A análise da determinação e da evolução da taxa de lucro empreendida por Ricardo desenvolve-se a partir do pressuposto de que esta se acha diretamente ligada à questão da determinação e da evolução da renda da terra. A tese fundamental de Ricardo é de que a taxa de lucro da economia é determinada pela taxa de lucro agrícola e que o seu exame exige uma análise concomitante da renda fundiária. Se, com a continuidade do processo de desenvolvimento, devessem ser cultivadas terras menos férteis ou em localizações menos favoráveis, para se obter o mesmo produto, seria necessário o emprego de um maior adiantamento de capital.
Ricardo assume que o capital total empregado nessa nova terra seria de duzentos e dez quarters de trigo. Como o total do produto obtido não se modificou, a taxa de lucro cairia de cinqüenta para quarenta e três por cento. Dado que a taxa de lucro deve ser equalizada entre os diferentes tipos de terras e que o produto físico da terra mais fértil continua o