pedagogia
1. TEXTO SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE
A interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento.
O uso da interdisciplinaridade na educação é de extrema importância porque através dela é possível construir um conhecimento que rompe as fronteiras das disciplinas, criando uma relação interna entre a disciplina mãe e a disciplina aplicada.
O trabalho interdisciplinar tem como metodologia integrar os conteúdos, passar de uma concepção fragmentaria para uma concepção unitária do conhecimento, superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa, a partir da contribuição das diversas ciências e ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.
A interdisciplinaridade possui uma relação com a autonomia intelectual e moral. O construtivismo entende o conhecimento como fruto da interação entre o sujeito e o meio, por isso ele tem tudo a ver com a interdisciplinaridade. Segundo Piaget, o sujeito não é alguém que espera que o conhecimento seja transmitido a ele por benevolência, mas sim que o sujeito aprende através de suas próprias ações com o mundo construindo suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo em que organiza seu mundo.
Portanto a interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para que isso ocorra, é preciso ter uma postura interdisciplinar, ou seja, uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento.
Enfim, todos ganham com a interdisciplinaridade. Os alunos, que aprendem a trabalhar em grupo, melhorando a interação com os colegas. Os professores, porque ampliam os seus conhecimentos em outras áreas, têm menos problemas de disciplina e melhoram a interação com os colegas de