pedagogia
A escolha desse tema surgiu num primeiro momento da observação das crianças, na qual, nessa faixa etária demonstram grande interesse por histórias e encenações, e que por meio dessas atividades a criança atua no mundo que a rodeia, interpretam e expressa suas necessidades. E o que afirma Coelho “É pelo imaginário que o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si mesmo e do mundo em que lhe cumpre viver.”.
Percebendo essa necessidade e importância, o trabalho com literatura infantil merece um lugar de destaque, o poder inerente da literatura destinado ao publico infantil, revela o seu maior valor de se inventar e construir como espaço-de-prazer que se quer, ao mesmo tempo, em que espaço de novos e mágicos conhecimentos. Segundo Coelho a literatura é:
Linha de criação complexa que visa dar forma ou concretude a novas maneiras de ver e construir o real e, por isso, se empenha em provocar nos leitores o “olhar de descoberta”, que a paisagem caleidoscópio do mundo atual exige, para que se possa interagir com ela.
A literatura infantil proporciona condições favoráveis para que a imaginação brote e floresça. A qualidade da vida imaginativa da criança necessita do “faz de conta” e de um adulto que esteja em contato com a fantasia e que faça parte da história. No qual realidade e imaginação adquirem igual importância no universo literário infantil.
2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Como podemos ver, no decorrer deste trabalho, realmente não podemos abrir mão da literatura enquanto recurso lúdico- pedagógico, pois é, através disso que o conhecimento chega a criança tão pequenas. Nesta fase a criança tem sede de informações e a melhor maneira de repassá-los é através da brincadeira, fantasiando, pois as historias infantis tem muito mais do que princesas e bruxas, nos trazem lições implícitos em suas paginas, em meio ao faz - de- conta, e nos serve de ferramenta para abordar diversas disciplinas a partir das pesquisas