Sistema de Gestao Ambiental
Resumo
Cada vez mais empresas, sociedade e governo estão preocupados em garantir produtos com padrões de certificação ambiental. Além da redução dos impactos ambientais na produção, as organizações buscam gerar emprego, renda e inclusão social com práticas sustentáveis. Segundo Carlos Alberto Santos, diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as empresas hoje buscam boas práticas de gestão, de forma sustentável, que sejam factíveis, viáveis e boas para os negócios.
Portanto, o principal objetivo a ser alcançado por empresas que pretendem conseguir a Certificação Ambiental é com a qualidade ambiental de todo seu processo de produção, considerando todas as etapas: produção, transporte e comercialização. Para alcançar este objetivo foi estabelecido critérios e condições, de ordem técnica e legal, para determinar se o produto e seu processo de produção atendem a nomenclatura dos princípios éticos e de produção inseridos no conceito de sustentabilidade, hoje estabelecido pela sociedade moderna, o qual chamamos de “certificação”.
Para isso antes de qualquer coisa a empresa que busca a certificação precisa adotar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), pois atrás dele a empresa terá as diretrizes para serem seguidas e ter seu objetivo alcançado.
Sistema de Gestão Ambiental (SGA) – “estrutura organizacional que permite à empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços.” (wikipedia.org)
Palavras-chaves:
SGA, Sistema de Gestão Ambiental, Certificação.
1. INTRODUÇÃO
Falar de certificações ambientais é algo complexo ainda nos dias de hoje. Há inúmeros selos e certificados no mercado, cada um visando um público.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o conjunto de diretrizes, práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos adotadas para implantação de uma política ambiental dentro