PEDAGOGIA
Durante meu estágio de gestão educacional deparei-me com uma realidade conhecida e aceita que é de traçar planos e trabalhar para uma escola melhor e de boa qualidade.
Administrar uma Instituição de Ensino é uma tarefa árdua cheias de responsabilidades. Na escola em que estagiei percebi que os maiores problemas são os de carências em seu entorno. A gestora e a coordenadora compartilham com muita dedicação e tentam resolver todos os problemas com muito carinho se preocupando com cada criança e com a comunidade. A maioria das crianças frequentam o CAPI (Centro de Apoio Pedagógico de Ilhabela) e a gestora está sempre controlando a frequência das crianças, para que nenhum falte nesse apoio de aprendizagem de mera importância para as crianças. Todas as crianças que faltam tem que apresentar justificativa na diretoria.
Percebi que há uma relação harmoniosa entre a direção escolar e toda equipe de docentes e funcionários da escola. Todos participam e expõem suas ideias e sanam suas dúvidas. Toda segunda-feira é realizado o HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) e a gestora dá a liberdade para que todos os professores participem incentivando a troca de experiências e a integração entre eles. Os gastos da escola são prestados contas e as notas são expostas na sala dos professores.
A gestora e a coordenadora também participam de reuniões na Secretária de Educação uma vez por semana.
A coordenadora é muito organizada e comprometida com seu trabalho, está sempre orientando os professores procurando subsídios para o planejamento de aula dos mesmos. Percebi que há um excelente dialogo entre a gestora e a coordenadora onde tudo é resolvido claramente sem desavenças.
A gestora é muito integrada no que se refere à escola, família, comunidade e toda equipe escolar. Assegura os cumprimentos das diretrizes e normas propostas pelos órgãos competentes que integram a Secretaria da Educação.
A gestora está