pedagogia
A construção de uma educação com qualidade social passa pela elaboração do Plano de Ação das Escolas da Prefeitura de Guarulhos, no qual são definidas coletivamente as ações e metas que a escola objetiva alcançar.
O Plano de Ação é um importante documento norteador de acompanhamento do trabalho da escola. Ao mesmo tempo em que ele é a bússola que guia as ações da escola, ele é o termômetro que indica se as ações estão atingindo suas finalidades ou não.
Planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
Em 2001, a Rede Municipal de Guarulhos tinha 24 mil alunos [sendo 360 crianças matriculadas em creche], 1.500 educadores e 61 escolas. Atualmente há cerca de 116 mil alunos [sendo mais de 20 mil crianças em creche], 5 mil professores e 138 Escolas da Prefeitura.
Houve um grande avanço neste período; porém, muito ainda havia a ser feito. Era preciso dobrar o número de atendimento em creche e universalizar a educação infantil. Os alunos do ensino fundamental já são plenamente atendidos pelas redes municipal, estadual e particular.
Alguns desafios precisavam ser enfrentados. Para tanto, a Secretaria de Educação definiu as principais linhas de investimento, dividindo em seis eixos prioritários.
Projeto Político-Pedagógico da Rede Municipal de Educação
O Projeto Político-Pedagógico [PPP] é o plano global da instituição, no qual são expressos os valores básicos que devem orientar as práticas da escola. Referência maior de todas as atividades que se dão na escola, representa a sistematização de um processo de Planejamento coletivo, que se objetiva e se aperfeiçoa na caminhada, a partir de uma clara intencionalidade.
O PPP da Rede Municipal de Educação fundamenta-se na perspectiva da humanização plena de nossos alunos. É na formação integral de crianças, jovens e adultos que esse projeto maior ganha forma, pois traz como princípio o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva da realidade.