Empreendedorismo
LEITE – Elaine da Silveira O artigo “Uma nova noção de empresário: A naturalização do “Empreendedor””, mostra os conceitos principais, as ideologias, de para que, por que e como se deve usar a liderança e a inovação para ser ou não um empreendedor. Mostra história de empreendedores que obtiveram sucesso, os gurus do conhecimento sobre este tema: os acadêmicos, os consultores e os managers, onde difundem conselhos e divulgação sobre o empreendedorismo. Com esses conselhos, pode-se deduzir que o empreendedorismo pode ser visto como uma ideologia do capitalismo atual que surgiu para garantir a adesão e a legitimidade desta atividade, antes não valorizada.
Segundo pesquisas das Ciências Sociais, empreendedorismo é um termo que tem estado presente no dia – a - dia das pessoas e no senso comum das atividades da Economia e da Administração. As pessoas não são obrigadas a serem ou não empreendedoras, porém hoje o estudo é mais focado nisto e nelas, pois se a mesma é focada, inovadora e esta sempre em função de melhorias, o funcionário se torna um visionário na arte de empreendedorismo, ou seja, um intra-empreendedor, mostrando seu talento, onde o mesmo é valorizado e seus interesses são levados em conta e a empresa ganha com isso, pois consegue resultados positivos.
Muitas pesquisas apontam as características do empreendedor para explicar o empreendimento e são influenciadas pela abordagem comportamentalista, Outras enfatizam a introdução de tecnologia nas micro e pequenas empresas a fim de alcançarem maior competitividade, entendendo que o empreendedorismo é um conjunto de estratégias para a criação, crescimento ou sobrevivência das mesmas. Na literatura acadêmica, é estudado o empreendedorismo como um tipo de ação econômica e o empreendedor como um ator social a quem corresponde um tipo de prática ligado à liderança e a inovação, criação e crescimento de empresas. Já a literatura não acadêmica cita