Pedagogia
Breve sinopse do filme
Como estrelas no céu: toda criança é especial é um filme indiano1, cujo título original é Taare zameen par: every child is special. O filme conta a história de Ishaan Awasthi, uma criança de 9 anos que sofre de dislexia, um transtorno hereditário da linguagem de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou símbolo gráfico comprometendo, desta forma, a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender textos2.
Além destas características, Ishaan apresenta ainda dificuldades em realizar tarefas simples como abotoar a camisa ou amarrar os sapatos, e sua mente dispersa irrita muita gente, como o motorista do ônibus escolar, que reclama por todo dia ser atrasado pelo menino, tanto na ida, quanto na volta da escola.
Apesar de de tudo, o menino demonstra uma fantástica habilidade para desenhar, inventar coisas, além de possuir uma imaginação extremamente fértil. Contudo Ishaan é um garoto incompreendido por sua família e por seus professores que o julgam como sendo uma criança indisciplinada, preguiçosa e que vive fora da realidade.
Papel dos professores e da escola sobre o emocional de Ishaan
Os professores de Ishaan, com exceção de Ram Shankar Nikumbh, não foram capazes de perceber o que se passava com o aluno, e por não compreenderem a situação, dificultaram ainda mais sua vida, fazendo cobranças em demasia, aplicando castigos severos e sempre fazendo críticas e julgamentos negativos.
Por ser um aluno muitas vezes estereotipado, o menino sequer era ouvido, como fica claro na cena em que o professor pede a ele que interprete um poema e não aceita como válida sua interpretação, à qual leva em consideração as características subjetivas do texto, algo que uma criança de nove anos dificilmente é capaz de fazer. De uma forma geral, todos os professores julgam que o menino é disperso e que vive fora