Pedagogia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob a orientação do professor Tutor a distância Profa. Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Novo Hamburgo – RS
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Quem foi Sigmund Freud e suas contribuições para a Educação?
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, no ano de 1856. Foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, criou uma nova teoria onde estabeleceu que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não demonstravam ou colocavam para fora seus sentimentos. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira estes sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo esqueciam-se da existência.
Seu método psicanalítico consistia em estabelecer relações entre tudo àquilo que o paciente lhe mostrava, desde conversas, comentários e até os mais diversos sinais dados do inconsciente.
A partir de sua teoria este grande psicanalista resolveu tratar estes casos através da interpretação de sonhos e também do método de associação livre, onde seus pacientes tinham a liberdade de falar o que lhes vinha na cabeça.
Deste modo ele era capaz de desvendar os sentimentos “reprimidos”, ou seja, aqueles que os pacientes estavam acostumados a guardar para si, após desvenda-los ele os estimulava a colocarem estes sentimentos para fora, conseguindo desta forma curar muitas doenças mentais.
Contribuições de Freud para Educação
Freud sempre achou que existia certo conflito entre os impulsos humanos e as regras que estabelecem a sociedade. Também dividiu o nosso desenvolvimento em fases: Fase oral: criança coloca tudo na boca; Fase anal, produção individual (fezes da criança); Fase fálica: