pedagogia
O texto aborda o currículo como diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais como contribuintes diretos para que o currículo seja entendido os autores abordam os seguintes itens:
- os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
- as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos Alunos;
- os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; -os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino;
- os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
Os autores entendem como sendo currículo “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades dos estudantes”. Sendo levado em consideração o respeito a valores culturais artísticos sejam eles nacionais ou regionais. E ainda alertam para praticas que envolva dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Fazem parte do currículo oculto assim, rituais e práticas, relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o espaço e o tempo na escola, modos de distribuir os alunos por grupamentos e turmas e mensagens implícitas nas falas dos (as) professores (as) e nos livros didáticos. Sendo essas atitudes denominadas de CURRÍCULO OCULTO. Os o autores nos levam a reflexão de quão grande é a importância de identificar esse currículo oculto nas praticas escolares não descartando a hipótese de que o currículo oculto pode ser uma forma de opressão a alguns estudantes, sejam por razões ligadas a classe social ,gênero, etnia, sexualidade e etc.
O conhecimento escolar, considerado um dos elementos centrais do currículo é relevante e