Comunicação Mediada por Computador
Anailson S. Mota, Jackson H. Almeida, Jefferson P. Azevedo.
Turma de TGS (2012.2) do curso de Sistemas de Informação
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Itabaiana
Abstract: The paper aims to clarify the importance and the main consequences of the use of applications of Computer-mediated Communication (CMC) and its relationship with the General Systems Theory (GST), through examples of applications and situations that occur or might occur in a system.
Resumo: O artigo pretende elucidar a importância e as principais consequências da utilização de aplicações de Comunicação Mediada por Computador (CMC) e sua relação com a Teoria Geral dos Sistemas (TGS). Através de exemplos de aplicativos e situações que ocorrem ou possa vir a ocorrer em um sistema. 1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivos apresentar aplicações de Comunicação Mediada por Computador e sua relação com uso de aplicativos que possui a CMC como base estrutural de seu projeto. Pra isso é necessário abordar conceitos que irão dar suporte ao tema proposto, como também a analise histórica do surgimento e desenvolvimento da Internet, além de sua influência nas relações interpessoais.
A comunicação é uma das ferramentas mais antigas utilizada pelo homem para expressar sentimentos, transmitir conhecimentos e ideias para os seus pares. A internet teve sua gênese em meados dos anos 60 como a ARPANet, que foi criada com fins originalmente militares.
Um grupo de programadores e engenheiros eletrônicos, contratados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, desenvolveu o conceito de uma rede sem nenhum controle central, por onde as mensagens passariam divididas em pequenas partes, que foram chamadas de “pacotes”. Assim, as informações seriam transmitidas com rapidez, flexibilidade e tolerância a erros, em uma rede onde cada computador seria apenas um ponto (ou “nó”) que, mesmo impossibilitado de operar, não interromperia o fluxo das