classificação dos fungos
Embora existam fungos unicelulares, a maioria desses organismos são eucarióticos e heterotróficos, apresentando as paredes de suas células constituídas por quitina. São conhecidas aproximadamente 70 mil espécies de fungos, mas especialistas afirmam haver cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos.
Classificados no reino FUNGI, os fungos são divididos em cinco filos:FILO CHYTHRIDIOMYCOTA, FILO ZYGOMYCOTA, FILO ASCOMYCOTA, FILO BASIDIOMYCOTA, FILO DEUTEROMYCOTA.
FILO CHYTRIDIOMYCOTA (QUITRIDIOMICETOS OU MASTIGOMICETOS)
A maioria dos fungos reunidos nesse filo é aquática, e esses organismos apresentam flagelos em algum estágio de sua vida. Chamados demastigomicetos (mastix =flagelo; mycetos = fungo), ou citridiomicetos, esses fungos podem ser unicelulares ou filamentosos e não possuem quitina em sua parede celular, que é constituída apenas por celulose e glicanos (polissacarídeos). Os fungos citridiomicetos armazenam uma substância de reserva semelhante à das algas pardas e diatomáceas e, por esse motivo, muitos cientistas classificam esses fungos no mesmo grupo das diatomáceas, algas pardas e algas douradas. Esses organismos podem ser sapróbios (se alimentam de cadáveres de plantas e animais) ou parasitas (causam uma doença em batatas).
Exemplo de fungos do Filo Chytridiomycota.
FILO ZYGOMYCOTA
Chamados de zigomicetos ou ficomicetos, os fungos pertencentes a esse filo não formam o corpo de frutificação durante a reprodução sexuada. Alguns desses fungos são utilizados na produção do molho de soja (molho shoyu), hormônios anticoncepcionais e medicamentos anti-inflamatórios. As espécies de fungos desse filo são de vida livre, como, por exemplo, o Rhizopus, bolor negro que se desenvolve sobre a superfície úmida de alimentos como frutas, verduras e pães. Outras espécies de zigomicetos parasitam protozoários, vermes e insetos, além de espécies que se associam a raízes de plantas, as micorrizas.
Bolor no morango: exemplo