Pedagogia
Docente: Marília Godinho
Módulo:
3.2
Semestre:
3 ° Semestre/Pedagogia
Data da Entrega: 11 de novembro
ATIVIDADE AVALIATIVA 1
NOME:Francielle Davanço Pereira
CÓDIGO:0200110631 POLO: Coc Franca -SP
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL NA PERSPECTIVA DA
GESTÃO DEMOCRÁTICA.
A administração escolar nos remete à discussão acerca do conceito de administração
Em geral e às transformações que esta sofre, de acordo com a forma como a sociedade está organizada, considerando, sobretudo, seus princípios, finalidades e funções.
Segundo o Dicionário Aurélio, administração "é um conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado".
Martins (1994, p. 22) define a administração como "processo de planejar para organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros e informacionais, visando à realização de objetivos".
A administração educacional pode ser entendida como a apropriação da cultura, historicamente produzida pelo homem, e a escola enquanto lócus privilegiado de produção sistematizado do saber. Isso significa que a escola precisa ser organizada no sentido de que suas ações, que devem ser eminentemente educativas, atinjam os objetivos da instituição de formar sujeitos concretos: participativos, críticos e criativos.
E a administração empresarial, tem como principal objetivo a produção de
Bens materiais, objetivando a reprodução do capital e a alienação do trabalhador.
Os fins da atividade humana são a produção de mercadorias, visando à obtenção de lucro. Visa à reprodução ampliada do capital, através da mais valia, e, portanto, a manutenção da dominação. Escolhe a matéria-prima de acordo com o produto que deseja produzir, uma corrente de estudiosos