pedagogia
O criar livremente não significa fazer qualquer coisa, de qualquer forma, em qualquer momento, mas sim o contínuo desdobramento e redefinição de delimitações dentro dos quais o sujeito pode ousar dirigir, inovar novas relações, (Leite 1999). Com base nesse pensamento é que o projeto “Poesias” tem o objetivo de favorecer aos alunos desta escola, um trabalho prazeroso, favorecendo a aprendizagem do aluno por meio de versos, prosas, ouvindo poesias, lendo, dramatizando, desenvolvendo inúmeras atividades relacionadas ao universo poético e as infinitas possibilidades da palavra. A poesia nos leva a conversar, explorar ritmos, sonoridades, desenvolver a sensibilidade, fazer descobertas, perceber o mundo através das relações do imaginário e do real, relacionar significações e assim adquirir conhecimentos da linguagem escrita e do mundo, despertando o lúdico, a imaginação e a fantasia, elementos importantes para o pleno desenvolvimento da criança.
APRESENTAÇÃO
O projeto “Poesias” tem como proposta realizar um trabalho por meio da poesia das palavras, contribuindo assim para despertar o interesse das crianças para leitura e pela escrita, tendo em vista que a mesma gera o inesperado, a ampliação do sentido do que pensamos e do que queremos dizer, ha palavras que só são reveladas por meio de poesia.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar com a poesia de forma interdisciplinar, desenvolvendo um ritmo, a entonação de voz, a expressão corporal, desinibição, o prazer de ouvir e fazer poesia.
- Estimular na criança o gosto pelo fazer artístico;
- Sentir a textura da tinta sobre as mãos e das mãos sobre o papel;
- Promover o interesse por situações que envolvam a relação com o outro;
- Reconhecer cores;
- Desenvolver a linguagem e a expressão oral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar o prazer pela poesia; propiciando contato com diversos tipos de linguagens; textos, autores; conhecer