Pedagogia
1. Quais as novas possibilidades de atuação que estão se abrindo para o profissional da Pedagogia na sociedade contemporânea, segundo o texto?
O curso de Pedagogia deve formar o pedagogo com uma visão ampla das diferentes possibilidades da educação na sociedade contemporânea, capacitando-o como educar-professor a intervir pedagogicamente com um instrumental para desenvolver habilidades e competências de maneira que possa implementar uma prática pedagógica eficaz em qualquer espaço que ele vier a atuar. Sua formação deve contemplar o desenvolvimento de algumas características como habilidade no trato com as pessoas; participação na tomada de decisões articulando o coletivo; capacidade de conviver com as diferenças e conflitos interpessoais; ética e consciência da necessidade de sua educação permanente.
2. Quais os processos pedagógicos apontados no texto que ocorrem nas fábricas? Quais as características contraditórias deste processo educacional?
As atividades pedagógicas na fábrica são foco de uma polêmica particular, na medida em que se trata de um espaço no qual a contradição capital-trabalho incide no processo educativo de maneira muito mais direta do que na escola. Assim, argumenta-se que o peso desta contradição impediria que a educação fabril atendesse os objetivos de uma formação crítica e voltada para o desenvolvimento da cidadania, em prol de uma formação mais instrumental, orientada aos objetivos imediatos da valorização do capital. Às atividades educacionais, a fábrica tem recebido um pedagogo cuja formação universitária tem estado voltada, de forma predominante, para a educação em espaços escolares. Isso faz com que o profissional de defronte, no espaço fabril, com especificidades e desafios educacionais não contemplados em sua formação.
3. Em relação à atuação do pedagogo em espaços