Pedagogia
Por que, Quando e Como- Educação Infantil.
Historicamente, o trabalho com projetos tem atravessado vários momentos da história da Educação e vem se transformando ao longo do tempo. A concepção que adotamos entende o projeto como um trabalho pedagógico o mais próximo possível das práticas sociais. O projeto é um conjunto de situações textualizadas, em que há um objetivo compartilhado com as crianças desde o início. As crianças são envolvidas em uma sequencia de atividades com vistas a produzir um evento ou, então, um ou mais objetos, que dão visibilidade ao processo de aprendizagem. Há um forte vínculo com uma área de conhecimento, mas, dada a sua natureza, os projetos pedagógicos integram sempre diferentes áreas que colaboram com o produto final.
As crianças podem ser engajadas em uma sequencia de atividades para produzir um baile de carnaval, uma fita de cassete com músicas escolhidas, um livro de receita s, etc.
Por que o trabalho com projetos?
Para as crianças, há um grande ganho, pois se sentem atraídas e motivadas a participar das atividades, quando compreendem sua finalidade e podem relacioná-las com as coisas que já conhecem.
Compartilhar com os outros também é importante para as crianças, pois eles sabem que o trabalho terá outros leitores e apreciadores. Para isso, colocam em jogo tudo o que sabem, tomando decisões e dividindo tarefas. Enfim, o comprometimento é maior, o que garante que as aprendizagens sejam mais efetivas e o resultado, o melhor possível.
É grande o envolvimento do educador, pois geralmente ele é o responsável pela escolha do tema. Precisa desenvolver um estudo prévio e organizado, pois, o tempo todo, está se confrontando com questões e desafios que as crianças vão trazendo. Seu papel é o de promover situações de aprendizagem de forma significativa. O projeto nos permite uma organização sequenciada dos conteúdos mais importantes para cada faixa etária. A princípio, ele requer mais tempo por parte do educador,