Pedagogia
Psicólogo bielo-russo nasceu em 1896 e morreu em 1934, ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos da pedagogia contemporânea, apesar do seu pouco tempo de vida sua contribuição é de extrema importância para a educação.
Vygotsky surge na psicologia em um momento significativo para a nação russa, após a consolidação da revolução, emerge uma nova sociedade, que consequentemente exige a constituição de um novo homem, Vygotsky por sua formação humanista e por sua grande bagagem cultural, reunia a condições necessárias para o desenvolvimento de uma nova concepção de educação. Lev Vygotsky empenhou-se em criar uma teoria que embarcasse uma concepção de desenvolvimento cultural do ser humano por meio do uso de instrumentos, em especial a linguagem, tida como instrumento do pensamento, ele propõe uma nova psicologia baseada no método e nos princípios do materialismo dialético, uma psicologia que compreendesse o aspecto cognitivo a partir da descrição e explicação das funções psicológicas superiores, as quais, na sua visão, eram determinadas historicamente e culturalmente.
Ou seja, Vygotsky propõe uma teoria marxista do funcionamento intelectual humano, que inclui a identificação dos mecanismos de desenvolvimento das funções psicológicas, como a especificação do contexto social em que ocorreu tal desenvolvimento.
Os estudos de Vygotsky sobre aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade, ele rejeitava as teorias inatistas que diziam que o ser humano já carrega ao nascer as características que desenvolvera ao longo da sua vida, como também as empiristas e comportamentais, que veem o ser humano como um produto dos estímulos externos. Para Vygotsky a formação se da através da relação entre sujeito e a sociedade ao seu redor, ou seja o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.
Conceitos chaves da teoria segundo Vygotsky.
Um dos principais conceitos da teoria