pedagogia
CA 121009834
Pedagogia
Introdução
Ensinar História nas séries iniciais é tarefa desafiadora por ser esta uma disciplina que causa certa resistência e questionamentos como “Porque devo estudar coisas que já passaram Para que decorar todas estas datas O que estes acontecimentos têm a ver com minha vida? Estes questionamentos advêm do modo como o ensino de História foi direcionado nas décadas passadas, onde atendia a determinados objetivos políticos e sua metodologia era pautada na memorização de datas, nomes de personagens ilustres, repetição de textos escritos, favorecimento de classes sociais e a idolatração de determinados personagens.
O ensino de História não deveria limitar-se à simples memorização de fatos, fazendo com que os alunos informem detalhadamente os acontecimentos acumulando dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram. É como se a história fosse simplesmente um relato de fatos isolados e desconexos e o elogio a figuras ilustres. Por não apontar para o consenso é um campo de pesquisa que provoca a reflexão.
O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental, tem passado por uma grande transformação.
Com a LDB de 1996, conhecida como Lei 9394/96, e consequentemente dos novos, Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de História, que era vinculado ao de Geografia na disciplina de Estudos Sociais passou por uma reformulação do currículo e com a exigência Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de História, que era vinculado ao de Geografia.
de professores e historiadores, as disciplinas foram desvinculadas e definidas segundo os
Parâmetros Curriculares Nacionais, como disciplinas distintas porém, interligadas em seu contexto. Para Oliveira (2003, p. 260), “consolidou-se a divisão do Estudos Sociais, até então englobando áreas de História e Geografia, em áreas específicas”. A partir de então os currículos foram modificados e a história passou a ser ensinada nas escolas desde a educação