pedagogia
Trabalho apresentado à disciplina Sociologia da Educação, do curso Pedagogia, da Faculdade Multivix Serra, como requisito parcial para avaliação na referida disciplina.
Professor: Iorrany Assis Herculino.
SERRA
2013
Breve Sociologia do Professor Virtual (pp. 13 – 16).
Primeiro Capítulo.
TOSI, Alberto Rodrigues. Sociologia da Educação. Obra 6ª edição. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
‘’Para a sociologia, ensinar e aprender é uma questão de sobrevivência. Sobrevivência, em primeiro lugar, dos indivíduos, que sem educação tornam-se inviáveis; sobrevivência também dos grupos de status ou da própria sociedade em seu conjunto – para as formulações sociológicas que apontam a transmissão dos conhecimentos como o processo de formação de membros ‘’adequados’’ para desempenhar um papel, para fazer parte de um grupo ou para a vida em sociedade’’. [...] (p. 16)
[...] ’’Ou, ainda, a educação pode ser vista como resultante da necessidade histórica de preparar o homem, ou certos tipos de homem, para um mundo em que a vida racional destrói os padrões tradicionais de comportamento. E isso pode ser bom ou mau. Alegre ou triste. Alvissareiro ou desalentador’’. (p. 16) Sociedade, Educação e Vida Moral (pp. 17 – 29).
Segundo Capítulo.
TOSI, Alberto Rodrigues. Sociologia da Educação. Obra 6ª edição. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
‘’Sua pretensão é apresentar a sociologia como uma ciência positiva, como um estudo metódico. Seguindo os métodos certos, portanto, o sociólogo poderá descobrir as leis sociais. Durkheim compreendia ‘’lei’’ (lei científica, neste caso) como uma ‘’relação necessária’’, como a descoberta da lógica inscrita no próprio real e apresentada na forma de um enunciado pelo cientista’’. [...] (p. 19)
[...] ’’Durkheim escreve que os principais fenômenos sociais, como a religião, a moral, o direito, a economia ou a educação, são na verdade sistemas de