pedagogia
Eolípila, do grego Æolipile, é uma esfera oca, cheia de água, que é aquecida, fazendo com que o vapor d'água produza ventos.
O aparelho consiste de uma câmara (normalmente uma esfera ou um cilindro) com tubos curvados, por onde o vapor é expelido. A força resultante faz com que o aparelho gire. Normalmente, a água é aquecida numa bacia, que está ligada à câmara giratória por um par de tubos que também servem como eixo para a câmara. No entanto, a água também pode ser aquecida na própria câmara como demonstra a ilustração abaixo.
Foi inventada no primeiro século por Heron de Alexandria, e é considerado o primeiro motor a vapor documentado.
Também denominada de Máquina de Heron ou Máquina Térmica de Heron .
Funcionamento
Como é evidente, o vapor que sai da Aeolípile por ambos os furos tem a mesma pressão, já que estaria em equilíbrio se os furos fossem tampados; logo, o que o faz mover é justamente a pressão do ar sobre o corpo - como a causada por ventos, o que Heron desejava elucidar com a invenção.
Curiosidades
O plantonista inglês Thomas Burnet propôs que a forma primordial da Terra, antes do Dilúvio, era uma eolípila, com uma superfície lisa, e que a forma atual é uma ruína da forma anterior.
A eolípila foi inventada no século I pelo engenheiro grego Heron de Alexandría. Esta invenção é considerada como a primeira máquina térmica da história. Lamentavelmente, durante muito tempo não foi cientificamente estudada, servindo só de brinquedo ou entretenimento.
Este aparelho que consiste de uma câmara (normalmente uma esfera ou um cilindro) com tubos curvados, por onde o vapor é expelido. A força resultante faz com que o aparelho gire. Normalmente, a água é aquecida numa bacia, que está ligada á câmara giratória por um par de tubos que também servem como eixo para a câmara.
O nome prove do latín "aeoli" e "pilha", traduzido como bola de Eolo, em honra do deus grego do vento.