Contabilizando Sua
Abrir uma empresa é entrar numa aventura. Fora a paciência exigida para aturar os 119 dias que um empresário leva, em média, para formalizar a papelada no Brasil - o que torna o país um dos mais lentos do mundo nesse sentido -, o desafio é construir um negócio sólido e que prove que tem condições de contrariar os indicadores comuns - a grande maioria das novas empresas brasileiras não passa do segundo ano de vida.
Superada esta fase, o empreendedor pode imaginar que o mais difícil já passou. Ilusão de marinheiro de primeira viagem. Tão complicado quanto administrar um negócio que está começando é gerenciar uma empresa que está crescendo. Nesta etapa, alguns processos internos e administrativos precisam ser completamente reestruturados.
O empresário também precisa ter humildade e discernimento e deve buscar se estruturar em termos de processos, pessoas, tecnologia e infraestrutura para pegar carona na "calda do cometa" e aproveitar a oportunidade de crescer.
Existem indícios, alguns pouco e outros muito perceptíveis, que revelam que a empresa está em pleno crescimento. Com a ajuda de Flávia Kurth, diretora executiva da unidade catarinense da Véli Soluções em RH, listamos dez sinais que ilustram essa situação - e mostramos como lidar com cada um deles.
1. Crise de identidade
É natural que uma empresa nasça com a cara de seu fundador. É seguindo seus princípios, valores e métodos que ela cresce e se fortalece. O dono de uma empresa pequena consegue criar uma identidade que é percebida em todas e cada uma das pessoas de sua equipe. Junto com o crescimento, no entanto, podem vir ações e comportamentos em pessoas da empresa que não são coerentes com aquela identidade inicial. O jeito de fazer as coisas