Pedagogia
O objetivo deste trabalho é Vislumbrar a diferença entre os conceitos de assistencialismo e assistência social diante de uma pesquisa bibliográfica exploratória. Sendo conceitos que o senso comum confunde, por isso torna-se necessário vislumbramos também o nível de conhecimento dos cidadões da cidade de Ituiutaba sobre o tema em questão. Serão abordadas pessoas de diferentes idades e grau de escolaridade. Farei a minha pesquisa através de (entrevista) para saber o nível de entendimento que os mesmos têm a respeito do tema política de assistência social. Para podermos saber se assistência social é vista por eles como um direito ou, assistencialismo. Sendo importante esclarecer que há diversos preconceitos, idéias equivocadas sobre o tema em questão.
e também adquirir conhecimentos sobre a política de assistência social da nossa cidade através de uma breve caracterização e entrevista feita com o secretário de desenvolvimento social.
A eterna (e muitas vezes intencional) confusão entre assistência social e filantropia e reforçada pela opacidade da relação entre o publico e o privado no Brasil; esta confusão não e resultado de mero desconhecimento das diferenças e, por que não, dizer antagonismo, e benemerência, trata-se, de uma atitude orientada por uma intencionalidade de manutenção da assistência sob a ótica do deve moral e submetida a interesses clientelistas e paternalistas. OLIVEIRA (2003, p. 43-44).
Materiais e métodos
A abordagem da presente pesquisa se deu no âmbito qualitativo, desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica, e quanto ao seu objetivo, apresenta-se num caráter exploratório. Buscou-se elaborar a diferença entre assistência social na concepção do direito e assistencialismo desde a data 1934 até os dias de hoje sendo feita uma breve caracterização da assistência social da cidade de Ituiutaba. Através de pesquisa de campo com a população e entrevista feita com o secretário municipal de desenvolvimento social.
Breve trajetória