pedagogia
A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio.
É importante destacar a concepção ampliada de educação de jovens e adultos no sentido de não se limitar apenas à escolarização, mas também reconhecer a educação como direito humano fundamental para a constituição de jovens e adultos autônomos, críticos e ativos frente à realidade em que vivem.
A idade mínima para ingresso na EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
A EJA, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, é ofertada por meio de cursos presenciais e a distância.
Há, ainda, os exames oficiais de certificação – ENCCEJA (Ensino Fundamental) e ENEM (Ensino Médio) ofertados pelo Ministério da Educação.
O que é a Nova EJA?
É a nova política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ela foi elaborada pela Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), e será implantada a partir de 2013 em todas as escolas que ofertam EJA no Ensino Médio.
A Nova EJA é a melhor opção para quem tem 18 anos ou mais e quer concluir o Ensino Médio com qualidade e em menos tempo. O que ela oferece?
A Nova EJA utiliza metodologia e currículo específicos para jovens e adultos, com material didático próprio, recursos multimídia e aulas dinâmicas. Os professores recebem formação específica.
O curso tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, um por semestre. Dois módulos terão disciplinas com ênfase em Humanas e os outros dois com ênfase em disciplinas das Ciências da Natureza. Cada módulo tem um número reduzido de disciplinas: mínimo de cinco e máximo de sete. Em todos os módulos, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática. A Nova EJA terá