Contabilidade
Em entrevista ao Portal Endeavor, Sérgio Almeida, sócio da Heartman House, dá dicas eficientes para o orçamento do empreendedor no próximo ano.
Muitos empreendedores têm dificuldades para definir o orçamento no começo do ano. Quais as principais formas de se levar em conta os gastos esperados pela empresa para chegar a dezembro com as previsões batidas?
Para responder essas e outras perguntas frequentes de gestores e empreendedores, conversamos com Sérgio Almeida, sócio da consultoria Heartman House, para descobrir algumas dicas que você tem de levar em consideração.
Conheça o seu negócio
“Primeiro de tudo: é perfeitamente possível fazer um orçamento preciso. As coisas mais importantes são apalavrar com as gerenciais como ele será e ter no seu negócio as informações bem organizadas: como é o seu fluxo de caixa, seu DRE, suas despesas, sua estrutura de custo, tudo isso.
O empreendedor precisa ter uma visão clara de como foi o seu negócio em 2012. Como foi a estrutura de capital de giro, balanço, etc. Porque qualquer orçamento depende fundamentalmente da fixação de metas - no fundo é isso que você estará fazendo.
Por exemplo, em um ano, com os impostos, você teve um lucro de
4%. Caso considere isso um lucro baixo - tinha de dar 8% - então essa é sua meta para o próximo ano: dobrar seu percentual de lucro. Aí você vai buscar formas de fazer isso. Mas, para fixar essas metas, é preciso ter uma visão clara da situação atual do seu negócio. Por isso o estudo é tão importante para um orçamento realista.” Entenda o padrão de gastos
“Quanto quer vender no ano que vem e quanta margem quer ter e, a partir daí, que lucro quer ter? Respondidas essas questões, você faz um plano comercial – ele é o centro do orçamento. Outro exemplo: quero crescer 20% e o PIB do país vai crescer 4%, o mercado vai crescer 10%. Eu quero o dobro, então tenho de fazer o plano. O que você vai vender e em quais canais – direto,