Pedagogia
Jovens e adultos, a partir de pesquisa qualitativa e etnográfica, realizada por meio da aplicação de questionários, com quatro a sete questões abertas, elaboradas para cada um dos três segmentos da comunidade escolar à saber: aluno, professor e equipe diretiva, efetuada na Rede Pública de Ensino do
Estado do Paraná, no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e
Adultos- Nova Londrina- Ensino Fundamental e Médio, no município de Nova
Londrina, Estado do Paraná.
Tal investigação envolveu a diretora, duas professoras pedagogas, três coordenadoras, quatro auxiliares administrativos, uma professora readaptada na função de bibliotecária, trinta e cinco professores e cento e quinze alunos, sendo 52 do Ensino Fundamental e 63 do Ensino Médio.
Esta pesquisa procura analisar a relação aluno – professor – escolafamília na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná. Buscam verificar: a visão do aluno/ família sobre a escola pública em que estuda; a visão dos
Professores da escola pública do Paraná sobre a sua escola de atuação; analisar a formação do Professor, inicial e continuada; analisar as condições físicas e materiais das escolas e analisar as condições humanas das escolas. O problema da evasão escolar preocupa a escola e seus representantes, ao perceber alunos com pouca vontade de estudar, ou com importantes atrasos na sua aprendizagem. Os esforços que a escola, na 3 pessoa da direção, equipe pedagógica e professores fazem para conseguir a freqüência e aprovação dos alunos não asseguram a permanência deles na escola. Pelo contrário, muitos desistem.
Nesse sentido, é preciso considerar que a evasão escolar é uma situação problemática, que se produz por uma série de determinantes.
Convém esclarecer que o termo evasão escolar será entendido como resultado do fracasso