pedagogia
PEDAGOGIA
AntOnia aparecida mendes nogueira
Cartilha Sobre preconceito racial
Novo Gama
2013
ANTONIA APARECIDA MENDES NOGUEIRA
Cartilha Sobre preconceito racial
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:sociedade diversidade no contexto educacional;Processo educativo no contexto hitórico-filosófico ;Comunicação e linguagem;Seminário I.
Prof:Okçana Battini;Fábio Luiz da Silva;Bernadete;Márcia Bastos;Lilia salete A. M. Lima.
Novo Gama
2013
CARTILHA SOBRE O PRECONCEITO RACIAL
A diversidade sobre preconceito racial no Brasil começou quando os portugueses trouxeram os primeiros negros para servirem de escravos nos engenhos. Depois da abolição da escravatura o preconceito não acabou e ate hoje ele existe. Ate a década de 50, negros eram mortos enforcados em arvores, sem julgamento, sem que os autores do crime fossem punidos. E é esse preconceito racial (entre outros) que existe ate hoje apesar da legislação brasileira condenar esse ato. Abordamos um contexto sobre diversidade preconceito racial, para ter a finalidade de como lidar com esse tema no nosso dia a dia, o preconceito e realmente um significado de um conceito que criamos ante de saber o que realmente é, através do desenvolvimento e do relacionamento da humanidade.
O objetivo deste trabalho é oferecer uma contribuição ao debate sobre o tema das desigualdades raciais no trato com a Educação e que, nos últimos anos, tem havido um efetivo esforço crescente dos movimentos sociais, autoridades e escolas para contribuir com reflexões sobre a questão racial/educacional. Ao analisar e