Pedagogia
1 Agradecimentos
Primeiramente, à Deus que me deu forças e me capacitou, iluminou meu caminho durante esta trajetória, ajudando-me a superar os obstáculos.
Ao meu pai, Dionísio e, especialmente, minha mãe, Maria de Lourdes, que me acompanhou durante todos os anos de minha vida e, em especial, nesse momento, ajudando-me a persistir para realização do meu sonho.
Ao meu noivo, Ricardo, compreensivo, que esteve ao meu lado e teve muita paciência comigo.
Aos professores que, direta ou indiretamente, contribuíram para a conclusão deste trabalho, por meio de estímulos e incentivos para que eu continuasse a persistir, fazendo com que houvesse uma transformação significava e, obviamente, positiva em minha vida.
À minha professora e orientadora, Christina Neder, por acreditar em mim e me fazer sentir capaz, diante das dificuldades para encontrar meu tema e iniciar a escrita deste trabalho.
Às minhas amigas que possibilitaram momentos para crescermos juntas, reconhecendo o valor de cada pessoa, pois a amizade é uma das maiores dádivas e um dos sentimentos mais belos e nobres propiciado pelo nosso grande Pai.
A vida sem vocês nada seria.
2
Certo dia, Cuidado, passeando nas margens do rio, tomou um pedaço de barro e o moldou na forma do ser humano. Nisso apareceu Júpiter e, a pedido de Cuidado, insuflou-lhe espírito. Cuidado quis dar-lhe um nome, mas Júpiter lho proibiu, querendo ele impor o nome. Começou uma discussão entre ambos. Nisso apareceu a Terra, alegando que o barro era parte de seu corpo e que, por isso, tinha o direito de escolher um nome. Gerou-se uma discussão generalizada e sem solução. Então todos aceitaram chamar Saturno, o velho deus ancestral, senhor do tempo, para ser o árbitro. Este deu a seguinte sentença, considerada justa: Você,