Pedagogia
(Trabalho de Pesquisa em Grupo)
Respostas
1- a) Fermentação.
b) A pressão no interior da lata é causada pelo gás carbônico produzido.
2- a) Intestino delgado, onde ocorre a absorção de nutrientes.
b) Adquire-se pela ingestão de cistos do protozoário em alimentos e água contaminados.
c) Cissiparidade (reprodução assexuada).
3- Sim.
Taenia solium
A carne de porco mal passada é a origem da infecção com T. solium.
O homem se torna hospedeiro definitivo do animal quando ingere carne de porco crua ou mal cozida contendo cisticercos. Ao ingerir ovos da tênia em vez de cisticercos, o homem passa a ser hospedeiro intermediário. Quando os ovos sofrem maturação e se tornam cisticercos num organismo humano, podem causar deficiência visual, fraqueza muscular e/ou epilepsia, dependendo do local onde se alojam. Essa doença é chamada cisticercose e é mais grave que a teníase. O tratamento normalmente é feito com Mebendazol administrado durante 3 dias.
Taenia Saginata
A carne de vaca mal passada é a origem da infecção com T. saginata.
Há também a tênia saginata, cujo hospedeiro intermediário não é o porco, mas o boi. No caso da tênia saginata o homem pode ser apenas hospedeiro definitivo, diferente do que ocorre com a tênia solium. As proglótides são eliminadas individualmente e fora das evacuações, forçando o esfíncter anal do portador. Esta espécie está disseminada mundialmente e o número de portadores humanos está estimado entre 40 e 60 milhões. T. saginata pode atingir até 10m de comprimento. 4-A desidratação, por osmose, retarda a fermentação bacteriana, processo responsável pela putrefação dos alimentos.
5- A falta de esgoto ou fossa, uma vez que os ovos do verme saem com as fezes humanas e liberam as larvas miracídios, as quais penetram no hospedeiro intermediário (caramujo). A presença de córregos e lagos próximos, que podem abrigar os caramujos hospedeiros do verme também favorece essa infestação.