Pedagogia
Gestão Democrática da Educação para uma Formação Humana: conceitos e possibilidades
Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 167-177, fev./jun. 2000.
A gestão democrática da educação é, hoje, um valor já consagrado no Brasil e no mundo, embora ainda não totalmente compreendido e incorporado à prática social global e à prática educacional brasileira e mundial. É indubitável sua importância como um recurso de participação humana e de formação para a cidadania. É indubitável sua necessidade para a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. É indubitável sua importância como fonte de humanização. Todavia, ainda muito se tem por fazer, pois, como nos ensina Dourado (1998, p. 79):
...convivemos com um leque amplo de interpretações e formulações reveladoras de distintas concepções acerca da natureza política e social da gestão democrática e dos processos de racionalização e participação, indo desde posturas de controle social (qualidade total) até perspectivas de participação efetiva, isto é participação cidadã.
Naura Syria Carapeto Ferreira
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); professora da Universidade Tuiuti do Paraná, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação.
Muito se tem ainda que construir para que este valor, já historicamente universal, possa ser realidade na consubstanciação de uma sociedade verdadeiramente humana, onde todos tenham as possibilidades de desenvolver-se como seres humanos fortes