Pedagogia
In:... (org).Rumo a nova didática 14;edição Petrópolis-Rj.vozes 2002
A didática passou por uma aprofundada revisão, já que antes era vista meramente instrumental e neutra. Foi a partir daí, que surgiu uma nova configuração para ela.
A didática é um conjunto de conhecimentos técnicos. A competência técnica e o compromisso político se exigem mutuamente e se interpenetram ( não é possível separar um do outro).
A reflexão didática deve ser elaborada a partir de analises e experiências concretas.
“A questão básica que deve informar a revisão da didática é a que se relaciona com a educação escolar das classes populares. Os índices persistentes da evasão e repetência nas primeiras séries do primeiro grau estão ai interpelando o conhecimento existente e suas possibilidades de contribuir efetivamente para a viabilização da aprendizagem dos conteúdos básicos do saber escolar pela maioria da população” (Id., p. 112- 113).
-Parte daí um problema educacional, tendo que rever a relação escolar com a sociedade, pais/filhos, professores/alunos, professores/professores, alunos/alunos, para conseguir chegar na falha e achar uma solução.
“É importante que o aluno entre em contato com as diferentes aproximações do processo de ensino-aprendizagem e seja capaz de descobrir suas limitações e contribuições, bem como adquirir a consciência de que nenhuma teoria esgota a complexidade do real e que o processo de conhecimento está em continua construção. É evidente que o modo como o professor trabalha a perspectivas criticas esta informado por sua própria opção ético-científica “ (Id., p. 111).
-É preciso examinar as diferentes abordagens, seja do homem, da sociedade, de conhecimentos, visando suas limitações e adquirindo novos conhecimentos.
Os argumentos vistos no texto é a superação de uma didática instrumental e funcional, visando a técnica de ensinar (sala de aula, professor/alunos ) ,a melhoria das condições de trabalho do profissional