Responsabilidade social
Vivemos num mercado de livre concorrência, cada vez mais as organizações estão se voltando para o meio ambiente, para a sociedade e para o individuo. A sociedade tornou-se exigente fazendo que as empresas se preocupem com estes fatores, assim as mesmas buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
As empresas que pensam em responsabilidade socioambiental, investem em tecnologias de prevenção, na qualidade de vida, na sustentabilidade das organizações, bem como, em programas de educação ambiental. Com criatividade as mesmas podem desenvolver diversos trabalhos voltados ao meio ambiente e a coletividade.
Neste estudo, objetividade é contribuir para um melhor entendimento do conceito de responsabilidade social, socioambiental, verificando os problemas ambientais enfrentado na atualidade. Este tema esta cada vez mais importante no comportamento das organizações, desempenhando forças nos objetivos, estratégias e no próprio significado de empresa. Este trabalho buscou ainda trazer alguma contribuição no sentido de uma melhor compreensão da importância desta estratégia e dos benefícios que a mesma pode trazer para a corporação. Uma vez que este está se tornando prática crescente nas empresas e muito ainda tem a ser desenvolvido.
EMPRESAS E SUAS RESPONSABILIDADES SOCIAIS
Com o passar dos tempos vão surgindo novas tecnologias, métodos, processos e as empresas vão se adequando as mesmas, numa desta transição surgiu a Responsabilidade Social, que no momento esta sendo bem comentada, mas o que seria? Neste sentido, selecionou-se algumas definições.
Para Corrêa et al (2004), define que o despertar da responsabilidade social das empresas não tem um histórico cronologicamente definido. Há na verdade, uma evolução da postura das organizações em face da questão social, provocada por uma série de acontecimentos sócio-políticos determinantes e, também, por aqueles que foram conseqüência da inovação